segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Os profissionais brasileiros e o interesse por treinamentos de especialização.

Bom dia a todos!!!

Segue abaixo matéria de Roberto Baptista é CLO (Chief Learning Officer) da Adaptworks, comentando sobre o interesse dos profissionais brasileiros por treinamentos.

Uma pesquisa recentemente divulgada pela EF Corporate Solutions apontou que os profissionais brasileiros são os mais motivados a participar de treinamentos. O estudo ouviu mil executivos seniores da área de desenvolvimento de profissionais em dez países, incluindo o Brasil, e o resultado foi bastante interessante. 
O levantamento apontou que 62% dos profissionais de RH brasileiros consideram que seus colaboradores estão muito dispostos a participar de cursos e treinamentos, enquanto 35% se dizem "bastante dispostos". Na média global, 44% se dizem muito motivados. O engajamento dos brasileiros vem, principalmente, da possibilidade de reconhecimento dentro da empresa (57%), seguida pela capacidade de se autodesenvolver (45%). 
Além disso, para 49% dos brasileiros, a responsabilidade de motivar os funcionários a buscar treinamento e desenvolvimento deve ser dos próprios profissionais - menos do que a média global, de 54%. Já para 39%, deve ser uma combinação da disposição dos próprios profissionais com a da empresa. 
Esse é o resultado geral, mas, em se tratando do setor de TI especificamente, certamente encontraremos percentuais ainda mais altos. Em uma área que exige atualização constante, esta tendência se amplifica e se traduz na busca por aperfeiçoamento. Um exemplo é o crescimento na busca por metodologias ágeis e inovadoras, como o Scrum e o SAFe (Scaled Agile Framework). 
Não é por acaso que a demanda por estas metodologias cresce cada dia mais. O SAFe, por exemplo, vem ganhando espaço em grandes empresas que fazem uso de metodologias ágeis, como o Scrum, facilitando sua adoção em larga escala e dando ainda mais eficiência às suas áreas de desenvolvimento. 
Se aumenta a demanda de um lado, de outro amplia o número de profissionais em busca de preparação para atendê-la. Está claro para eles – assim como para o restante do mercado – que uma certificação alinhada às necessidades das empresas terá impacto direto na produção de produtos e serviços das empresas demandantes, principalmente quando falamos em desenvolvimento de software. 
Estes treinamentos, hoje, representam uma tremenda diferenciação profissional e a possibilidade de uma valorização sem precedentes. Os profissionais em geral, e os de TI em particular, já perceberam isso e estão correndo atrás. Quem sair na frente com certeza vai alcançar os melhores salários e posições corporativas no mercado.
Análise Pessoal : Os profissionais de verdade, quando eu utilizo "de verdade" me remeto os profissionais que além da formação têm em seu bojo comprometimento com a carreira e que buscam  fazer melhor o que já fazem bem todos os dias, estes, procuram por empresas que o ajudem a serem mais eficazes e a desbravar novos horizontes, isso que dizer que empresas que proporcionam tais experiências terão sem duvida alguma seu capital intelectual focado e retido.

Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/carreira/Os-profissionais-brasileiros-e-o-interesse-por-treinamentos-de-especializacao/#ixzz3RFSaFQtp 


O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário