Hoje vou falar um pouco sobre Capital Intelectual, termo que ainda se confunde na cabeça de muitos Administradores.
Quando falamos da palavra Capital, pensamos em valores, em recursos. Na empresa a palavra capital é representada pelo conjunto de elementos que o proprietário da empresa possui para iniciar suas atividades. Este capital pode ser dinheiro, imóveis, veículos, promissórias a receber, mas o que seria esse capital aplicado ao intelecto?
Na Era da Informação o conhecimento está se transformando no recurso organizacional mais importante das empresas. Uma riqueza muito mais importante e crucial do que o dinheiro. Gradativamente, o capital financeiro - que predominou na Era Industrial - está cedendo lugar para o capital intelectual, como a base fundamental das operações empresariais. Em um mundo onde os tradicionais fatores de produção - natureza, capital e trabalho - já esgotaram e exauriram a sua contribuição para os negócios, as empresas estão investindo pesadamente no capital intelectual para aumentarem a sua vantagem competitiva
Como podemos perceber isso nas organizações?
Pesquisei a forma mais clara de trazer a definição do tema, e a melhor que encontrei foi:
Capital intelectual é o nome dado a toda a informação, transformada em conhecimento que se agrega àqueles que você já possui. Assim, por exemplo, uma pessoa que sabe dirigir um veículo pode não entender de mecânica. Mas, outro, poderá fazê-lo, se souber mecânica. Hoje, sabemos, principios básicos de mecânica são ensinados em escolas que dêem testes para a obtenção de carteiras de habilitação. Sendo básica, ela lhe dá apenas alguns princípios os quais lhe pode nortear, sem sombra de dúvidas, na busca de um profissional com conhecimento mais profundo. ( Wikipedia)
Para que exista o Capital Intelectual, ou seja, para que ele seja produzido precisamos de três fatores ocultos que os autores Edvinsson e Malone (1998:9) relacionam como:
- Capital humano: composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores, cultura e a filosofia da empresa.
- Capital estrutural : Os sistemas que foram requeridos para compartir e transportar o conhecimento, feito sistemas ou laboratórios de informação. Ele é necessário para alavancar o poder mental dos funcionários, e, assim, a empresa poderá usá-lo, Inclui equipamentos de informática, softwares, banco de dados patentes, marcas registradas e tudo o mais que apóia a produtividade dos empregados.
- Capital de clientes : as relações que criam e mantêm com seus clientes. Seu prestígio e suas marcas são exemplo deste tipo de capital.
Portanto, para que uma empresa se saia bem e consiga sobreviver, esta deve estar munida de Capital Intelectual, buscando ter um grande potencial para enriquecer seu ativo intangível e ser, ainda, superior às coisas que possam atrapalhar seu andamento.O Capital Intelectual de todos os membros de uma empresa se dá por conhecimentos de cada um em sua respectiva área, uma vez que, o conhecimento é a fonte do Capital Intelectual, não ocupando um lugar físico na empresa e, além de tudo, é o principal instrumento para o bom andamento, trazendo riqueza e poder para todos que utilizam seu intelecto para a solução e resolução dos problemas surgidos numa organização.
Espero ter desenvolvido claramente sobre o tema, havendo dúvidas, observações, comentem!!!!!!
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