Queridos!!!!
Boa tarde, começaremos a desenvolver os 5S, iremos começar com Seiri, que quer dizer organização ou liberação da área.
Essa técnica é utilizada para identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, existentes no local de trabalho.
Seu conceito chave é a utilidade, porém, devemos tomar cuidado com o que vai ser descartado para não perdermos informações e/ou documentos importantes.
A tabela abaixo mostra como separar e selecionar:
Seu conceito chave é a utilidade, porém, devemos tomar cuidado com o que vai ser descartado para não perdermos informações e/ou documentos importantes.
A tabela abaixo mostra como separar e selecionar:
IDENTIFICAÇÃO | PROVIDÊNCIAS |
Se é usado toda hora | Colocar no próprio local de trabalho |
Se é usado todo dia | Colocar próximo ao local de trabalho |
Se é usado toda semana | Colocar no almoxarifado, etc |
Se não é necessário | Descartar, disponibilizar |
As principais vantagens do Seiri são:
- conseguir liberação de espaço;
- eliminar ferramentas, armários, prateleiras e materiais em excesso;
- eliminar dados de controle ultrapassados;
- eliminar itens fora de uso e sucata;
- diminuir risco de acidentes.
Para a execução do Seiri devem ser definidas e instaladas áreas de descarte.Essas áreas devem ser devidamente sinalizadas para evitar que se tornem "áreas de bagunça". Todo material descartado deve ser etiquetado e controlado (materiais para recuperação, alienação, almoxarifado, materiais para outros órgãos, reciclagem ou para lixo ou sucata).
A responsabilidade da pessoa que está descartando só termina no momento do destino final do material descartado.
A responsabilidade da pessoa que está descartando só termina no momento do destino final do material descartado.
Ficou claro??? Sugestão quanto a aplicação do conceito? Aguardo os comentários!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário