domingo, 12 de fevereiro de 2012

Criando um Plano de Marketing

Muitos empreendedores tocam seus negócios guiados por pura intuição, sem aprofundamento específico nos assuntos relativos à gestão empresarial. O conceito de marketing é um dos temas que confundem micro e pequenos empresários, já que o conceito está popularmente relacionado somente com a propaganda. Mas, na verdade, o plano de marketing faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra a relação entre o produto e o mercado, com o objetivo de definir as estratégias do negócio.

Os 4 Ps

Um plano de marketing, no entanto, é fundamental para o sucesso da empresa, pois é a partir dele que serão desenvolvidas as ações que irão garantir o volume de vendas ou fidelizar os clientes. Ele é um guia para a empresa saber exatamente o que fazer para conquistar o mercado onde escolheu atuar, e deve ser desenvolvido a partir dos 4 Ps do marketing: produto, preço, promoção e ponto-de-venda.
Nele, devem constar os objetivos, metas e estratégias a serem adotadas com relação a esses quatro pontos. Definição do preço, escolha do produto, promoção deste produto ou serviço, cuidados com o ponto comercial, tudo isso é parte do plano de marketing.
Em outras palavras, quando se faz um plano de marketing, se está elaborando uma estratégia para conquistar o mercado, e que deve envolver os 4 Ps citados acima.

Aprenderemos nos próximos post a elaborar um plano de Marketing eficiente.
Fiquem atentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário