domingo, 12 de fevereiro de 2012

A importância do marketing

Boa Noite!!!!
Amigos apaixonados por Administração!!!!

No mercado tão competitivo como o atual existem alguns factores que fazem a diferença e que tornam uma empresa líder de mercado em detrimento de outras. O mercado (essa figura abstracta e genérica que umas vezes se corporiza na figura de cliente, outras na de consumidor e outras ainda na de utente, consoante o contexto em que se situa a relação negocial) é quem eleva a empresa ao topo. É ele que define os critérios de procura de produtos, que define ou re-define necessidades, que desenvolve mecanismos de reconhecimento cognitivo e emocional. E por isso percebê-lo ou, pelo menos, fazer por isso é tão importante.

Uma das melhores e mais operacionais ferramentas para se ter uma percepção mais correcta do mercado consiste na elaboração de um plano de marketing, o que se revela fundamental para atingir as metas pré-estabelecidas. Desta forma, o empresário planeia todo o envolvente do produto, de forma a obter os melhores resultados, gerindo melhor os recursos, medindo melhor as expectativas, sem nunca perder de vista a diversidade das percepções, dos processos comunicacionais e dos paradigmas culturais.

Um dos objectivos do marketing é tornar a empresa diferente, porque ser diferente é ser único. No fundo qualquer empresa aspira a ser somente ela a oferecer o que os consumidores desejam! Os anos 1990 foram caracterizados pela tentativa de personalização em massa. Ou seja, as empresas queriam agradar a todos os seus clientes, fazendo um atendimento mais personalizado, a todos os clientes. Por isso tal fenómeno de marketing se apelidou de “personalização em massa”.

No entanto, o mercado está cada vez mais exigente e mais resistente às formas de marketing existentes e as estratégias usadas há dez anos já estão totalmente ultrapassadas.

O principal objectivo das empresas deve sempre passar por agradar aos consumidores, de forma a fidelizar o cliente, satisfazendo simultaneamente as necessidades da própria empresa e permitindo a melhoria contínua dos seus processos produtivos e comerciais, numa constante interacção. Logo, o marketing tem que estar presente em todas as áreas da empresa, em todos os seus departamentos e não só no departamento respectivo.

Atualmente ter em conta o marketing é criar as condições para que as ideias singrem e os objectivos sejam alcançados. Nas empresas ultrapassou-se a visão do departamento de marketing como um mero gabinete de apoio à direcção, percebeu-se antes que o marketing é tão importante como o departamento financeiro ou de vendas já que o seu objecto de actuação é a satisfação dos clientes, directamente ligada ao sucesso da empresa.

Por isso falaremos dessa importância nos próximos post...

Aguardo os comentários... Participem!!!!

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