sábado, 3 de agosto de 2013

A Ética dá lucro?

Boa tarde!!
Apaixonados por Administração,

Vamos iniciar  o post de hoje com uma pergunta, A ÉTICA DÁ LUCROS?

É sabido que ética é a palavra de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. No tocante as empresas, consideramos o termo, ÉTICA EMPRESARIAL ou ÉTICA CORPORATIVA, pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. Mas, será que essa conduta, dá lucros as empresas? Será que esses comportamentos éticos tem espaço em um mundo tão competitivo?
Bom, defendo o ponto de vista de  alguns autores e evidencio desta feita, Robert Henry Stour, que diz que, trabalhar com práticas inaceitáveis não é o caminho mais viável hoje em dia. O conhecimento ético, quando aplicado às atividades diárias, permite a identificação de riscos e na prevenção de danos ao empreendimento, também reduz a vulnerabilidade da empresa e fidelização  dos clientes são as vantagens mais patentes.
Mas será que o comportamento ético faz uma empresa dá lucros?
O lucro é o indicador de saúde empresarial, uma empresa que não tem lucro, demonstra ineficiência, ineficácia e atesta sua incompetência. Não me refiro a um mês de forma isolada, me refiro a sequência de prejuízos. Em contrapartida, visualizo o lucro como meta do negócio e não objetivo da empresa, o objetivo da empresa, é satisfazer as necessidades do seu cliente, superar suas expectativas ou até mesmo, prestar com excelência um bom serviço. 
Vejo que muitas empresas, ainda não se atentaram para essa realidade e que perdem oportunidade pois não estão em conformidade com o mercado atual. Sendo assim,  vejo essa questão como um paradoxo, pois a credibilidade é um fator importante para fidelização de clientes e respectivamente, o LUCRO. 
E vocês? Defendem que ponto de vista?
LUCRO X ÉTICA  ou acredita que é possível esse alinhamento?

Conto com o feedback , continuem contribuindo, afinal de contas,

o espaço é nosso.

4 comentários:

  1. bem, esse assunto é mais complexo do que parece , pois, existem várias vertentes com alta interferência em todo esse processo, alguns bem claros outros nem tanto ...acredito que a ética,independe dos resultados, de qualquer empresa,,não deveria ser analisado como possível fator de lucro ; muito menos como qualidade de qualquer tipo que seja, deve ser visto , na minha visão , como obrigação.o que me parece claro a cada dia , em um mercado cada vez mais competitivo e simultaneamente consumidores menos conscientes da qualidade daquilo que adquirem por estarem visualizando apenas preço, uma evidente inversão de valores padrão dentro da relação comercial. Em tese, o mercado deveria se adequar as necessidades e exigências do cliente ,hoje, claramente, o mercado, tenta se enquadrar na realidade financeira do cliente e isso inevitavelmente interfere negativamente na qualidade do serviços e produtos ofertados , ja que , para não perder a oportunidade , muitos empresários acabam se submetendo a procedimentos pouco louváveis para atingir a meta apresentada. como Resultado a realidade que vemos é a seguinte : - Menor lucro por operação , - clientes insatisfeitos com a qualidade ofertada, - uma economia fragilizada. perceba que lucro X ética mexe com uma serie de vários outros fatores nem todos mencionados nesse post,porem, de extrema importância na conclusão desse tema.Enfim,para ser sucinto, para muitos gananciosos,ser ético, é prejuízo. Muitas coisas precisam mudar .....

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a sua participação no blog, tê-lo nesse espaço pra mim é motivo de grande alegria. Em segundo lugar, parabéns pelo parecer, mas infelizmente o que nós vemos no mercado são empresas que no seu discurso utilizam a ética, mas que essa ética é apenas para constar, apenas para melhorar o layout da Missão ou Valores. Precisamos nos posicionar e incentivar os novos administradores a valorizar questões éticas e morais no campo organizacional, visando até mesmo o lucro, pois esse, virá conseqüentemente.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom o Blog Muito explicativo e interessante

    ResponderExcluir
  4. no mundo atual o movimento da sociedade faz com que as empresa mude ou seja que tida as mudanças é a sociedade se ela é ética então as empresa para sobreviver tem que ser também
    as empresa acompanha os valores da sociedade

    ResponderExcluir