segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O novo perfil do Administrador

 Olá!!!

Queridos,

Boa noite!!!!

Estava analisando como o perfil do Administrador tem mudado ao longo dos anos, percebi assim, que novo ambiente empresarial provoca a necessidade das empresas se tornarem organizações de aprendizagem. Para isso, uma série de mudanças devem acontecer, sobretudo no perfil do administrador que atua nessas organizações. Essas mudanças passam por uma série de resistências, provocadas pelo modelo institucional de ensino, que limita a iniciativa, a criatividade e o livre arbítrio dentro das empresas. Neste trabalho, porém,  são apresentados alguns modelos de aprendizagem para ajudar aos novos administradores a enfrentar as mudanças tão repentinas que vêm  ocorrendo dentro e fora das empresas,  considerando-se que o perfil do '' novo administrador"  seja um eterno aprendiz, utilizando-se da melhor forma possível, as novas tecnologias de informação.
No que diz respeito ao administrador Drucker (2006) afirma que o administrador é o
elemento dinâmico e necessário para qualquer empresa e que em uma economia
competitiva é sobre tudo a qualidade e o desempenho dos administradores que
determinam o sucesso de uma empresa e sua sobrevivência. O administrador tem
três áreas bem distintas: marketing, recursos humanos e finanças, cada uma delas
com características bem diferentes.
Chiavenato (2007) afirma que os administradores são criadores de negócios, são
focados em alcançar previsibilidade de resultados superiores de negócios. Ajudam
empresas a crescer até o seu potencial máximo. Kanitz (2005) também afirma que
está previsto um aumento significativo da participação dos administradores na
gestão das empresas brasileiras, o que se traduzirá em uma fase promissora,
reduzindo-se assim, a falência de tantas empresas e o crescimento sustentável no
mercado de trabalho.

Para isso o perfil do administrador deve englobar características que o tornem um administrador que APRENDE, e no entanto, dispor de alguns requisitos básicos para a aprendizagem organizacional:  
·        Curiosidade intelectual;
·        Modéstia;
·        Autocrítica vigilante;
·        Capacidade de imaginar futuros alternativos;
·        Apetite pelo feedback;
·        Mecanismos conscientes para criar, coletar e disseminar conhecimentos,
·        Predisposição à experimentação. 
Segundo Wick & León (1997), pode-se fazer uma comparação entre o administrador do passado e o administrador do futuro, que na realidade pertence a um futuro que já deveria estar presente nas organizações, como mostra o quadro abaixo:
 
OS ADMINISTRADORES DO PASSADO  
OS ADMINISTRADORES DO TERCEIRO MILÊNIO  
Aprendiam quando alguém lhes ensinava  
Procuram deliberadamente aprender  
Achavam que o aprendizado ocorria principalmente na sala de aula  
Reconhecem o poder do aprendizado decorrente da experiência de trabalho  
Responsabilizavam o chefe pela carreira
Sentem-se responsáveis pela sua própria carreira  
Não eram considerados responsáveis pelo próprio desenvolvimento  
Assumem a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento  
Acreditavam que sua educação estava completa ou só precisava de pequenas reciclagens  
Encaram a educação como uma atividade permanente para a vida toda  
Não percebiam a ligação entre o que aprendiam e os resultados profissionais  
Percebem como o aprendizado afeta os negócios  
Deixavam o aprendizado a cargo da instituição  
Decidem intencionalmente o que aprender

 Percebeu a diferença? a Evolução Dúvidas?Sugestões ? Concorda ? Discorda? É só utilizar o Menu Comentários abaixo do texto, fiquem a vontade, afinal 
SOMOS APAIXONADOS POR ADMINISTRAÇÃO!!!!

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