quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Novembro - Mês da Qualidade

Boa Noite Queridos!!!


O tema da Qualidade tem sido bastante falado e continuará a ser até que não seja necessário falar dela como um elemento mais para conseguir o êxito, um elemento tão necessário como as camas de um hotel ou o telefone numa agência de viagens. Hoje em dia fala-se da qualidade dos alimentos, dos carros, da medicina, da contabilidade, dos serviços em geral. Os nossos serviços e produtos são de qualidade; qualidade assegurada; a melhor qualidade ao menor preço; temos trabalhado, trabalhamos e continuaremos a trabalhar para fornecer a máxima qualidade aos nossos produtos, são slogans que se repetem constantemente na imprensa, nos discursos oficiais, nas universidades ou de uma forma mais abrangente em toda a actividade econômica.
Assim, no mês de Novembro falaremos muito sobre QUALIDADE, hoje iniciamos a nossa série, falando de um Administrador que fez história, convidando as empresas a melhorarem seus processos, nome dele é Edwards Deming, Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.
Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.
reverenciado como o pai da qualidade, captou a dinâmica da busca pela qualidade e anunciou 14 lições para controle de qualidade, que se tornaram a bíblia de milhares de administradores nas últimas duas décadas, por isso acho muito importante trazer mais informações sobre suas lições, conhecimentos a fim de que saibamos como surgiu esse novo conceito de Qualidade, tão importante para nossas Empresas. 

 Pela primeira vez traduzida no Brasil, com o título “Saia da Crise”, a obra discute a importância e as formas de desenvolver a qualidade dentro das empresas. Lançado originalmente em 1982, pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), o clássico das escolas de administração obteve somente agora seus direitos autorais liberados para tradução. 
Em sua teoria do conhecimento profundo, Edwards Deming assume que qualquer aspecto da vida pode ser melhorado. Essa filosofia de gerência foi aplicada no Japão e resultou em total transformação do sistema produtivo japonês. Deming chegou a ser condecorado pelo imperador do país à época, em reconhecimento aos métodos por ele utilizados.

Deming não só descreve suas 14 lições, mas também a forma de implementá-las. Para o guru da qualidade, a adoção e a ação nesses pontos são um sinal de que a gerência pretende permanecer no negócio e proteger os investidores e os empregos. Esses 14 pontos, segundo ele, podem ser aplicados em qualquer lugar, tanto nas pequenas como nas grandes organizações.

As 14 lições:

1. Seja constante em suas propostas e objetivos.
2. Adote uma nova filosofia.
3. Cesse a dependência da inspeção pública.
4. Acabe com os contratos menores de licitação.
5. Melhore todos os processos, sempre.
6. Invista em treinamentos.
7. Invista em liderança e desenvolva-a.
8. Administre sem medo.
9. Quebre as barreiras.
10. Elimine as advertências e os "puxões de orelha".
11. Elimine alvos arbitrários.
12. Incentive o gosto e o orgulho pelo trabalho.
13. Incentive a educação.
14. Crie sistemas de gerenciamento comprometidos e ativos.
O Dr. W. Edwards Deming desenvolveu a teoria de gerência conhecida como o sistema do "Conhecimento Profundo". Segundo ele, esse sistema possibilita o pensamento de que todo e qualquer aspecto da vida pode ser melhorado. Esse Administrador também pulverizou o Ciclo PDCA, conhecido também com Ciclo de Deming, embora tenha sido idealizado por Shewhart foi aplicado brilhantemente por Deming, PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação da empresa. Falaremos Ciclo de Deming  no próximo post.


Fiquemos ligados nos próximos post, esse foi o primeiro da série, acompanhe, dê suas sugestões, compartilhe informações sobre a área, sua opinião é muito importante... 
Afinal, o espaço é NOSSO!!!!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário