segunda-feira, 14 de novembro de 2011

House keeping ou 5S

Bom dia!!!


Ainda estudando sobre Qualidade, podemos perceber o quanto esta palavra faz diferença em nossas vidas, vamos aprender alguns princípios que norteiam a QUALIDADE!!!


O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar. 



O final do milênio apresentou inúmeras mudanças no contexto empresarial. Com a tão falada e comentada globalização, as empresas obrigaram-se a buscar incessantemente a modernização. Quebrou-se o paradigma, de que os parques industriais deveriam ser grandes e imponentes, ou seja, as corporações tornaram-se enxutas e extremamente organizadas. A ferramenta 5S, como parte da Gestão da Qualidade Total, surge como um dos caminhos para alcançar-se a modernidade e competitividade. 
A cultura ocidental difere-se da oriental em vários aspectos, principalmente no que tange, a importância dada para pequenas coisas do dia-a-dia. Os 5S procuram difundir para toda a empresa, a idéia de que a melhoria de pequenas coisas, praticadas de forma persistente e honesta, atinge resultados extraordinários.
Esta ferramenta em questão tem como vantagem, a sua simplicidade de implementação. Em decorrência deste fato pode ser aplicado com facilidade em qualquer nível hierárquico. Mais especificamente, no Brasil, onde as diferenças culturais e educacionais são gritantes, os 5S vêm sendo aplicado com muito sucesso.
Torna-se importante salientar que esta ferramenta é um programa japonês de educação básica e não deve ser encarada como solucionador de todos os problemas da empresa, mas como parte da Gestão da Qualidade Total. 
 Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe: 
     Seiri - organização, utilização, liberação da área;
       Seiton - ordem, arrumação; 
       Seiketsu - padronização, asseio, saúde; 
     Shitsuke - disciplina, autodisciplina.
   O 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.  
   Muitos dos conceitos da qualidade total se fundamentam na teoria da melhoria contínua (Kaizen: Kai, mudança e Zen, para melhor), pois a QT  é um processo e não um fato que possa ser considerado concluído. Numa primeira etapa é necessário estabelecer a ordem para então buscar a QT. Para estabelecer a ordem usamos o 5S.
   Alguns objetivos desse programa são: 

  • melhoria do ambiente de trabalho;
  • prevenção de acidentes;
  • incentivo à criatividade;
  • redução de custos;
  • eliminação de desperdício;
  • desenvolvimento do trabalho em equipe;
  • melhoria das relações humanas;
  • melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Aprenderemos nos post seguintes a aplicação de cada princípio, para entendermos claramente o que propõe cada ensinamento!!!!


Fiquem a vontade para comentar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário