sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Polêmica sobre a Definição de Qualidade

 Caros Apaixonados,

Buscando ter conteúdos atualizados sobre Qualidade, conversei com muitos profissionais da área, tenho lido muito sobre o assunto e assim não poderia deixar de registrar a polêmica que encontramos em relação ao tema. Autores consagrados dão conceitos diferentes ao tema.
O autor Rafael Scucuglia nos trás um trecho do texto onde essa diferenciação pode ser vista de maneira mais clara.
Segundo Brian Rothery, qualidade é adequação ao uso. É a conformidade às exigências. É o produto projetado e fabricado para executar apropriadamente a função designada. Isto que significa que um produto fabricado com qualidade é aquele que executa sua função como foi designada.
Colin F. Palmer defende que qualidade é a melhor forma para atender às condições do consumidor. Este conceito já diz que um produto com qualidade é aquele que atende as necessidades do consumidor.Repare que são dois pontos de vistas diferentes. Se uma empresa utilizar-se do conceito de Rothery, o consumidor se adaptará aos produtos fabricados pela mesma.
Se utilizar-se, porém, da visão de Palmer, é a empresa que se adaptará às exigências do cliente. Já Armand Feingenbaum define assim: "Qualidade em produtos e serviços pode ser definida como a combinação de produtos e serviços referentes a marketing, engenharia, produção e manutenção, através das quais produtos e serviços em uso corresponderão às expectativas do cliente". Ou seja, qualidade seria uma combinação entre tudo o que é realizado para a fabricação do produto, desde sua concepção até o pós-venda, incluindo áreas como marketing.Ou seja, um produto que tem características que o qualifiquem como qualitativo, porém não tem uma boa divulgação, pode ser considerado um produto carente de qualidade. Uma empresa com a área de engenharia defeituosa terá um produto carente de qualidade. Uma empresa que tenha um serviço de atendimento ao cliente ineficiente, apesar de fabricar um excelente produto, será uma empresa carente de qualidade.
David A. Garvin tem uma opinião bastante assemelhada, e por que não inspirada, ao conceito de Feingenbaum. Segundo ele, o conceito primeiro de qualidade era muito voltado para a inspeção. Hoje, as atividades relacionadas com qualidade se ampliaram e são consideradas essenciais para o sucesso de planejamento estratégico, abarcando funções diversificadas como compras, engenharia e pesquisa de marketing, e não apenas relativo aos departamentos de produção e operações. A qualidade hoje se transformou em uma função gerencial. Para David Hutchins, qualidade não diz respeito a apenas um produto ou serviço específico, mas sim a tudo o que uma organização faz, poderia ou deveria fazer para determinar a opinião não só dos seus clientes imediatos ou usuários finais, mas a sua reputação na comunidade, e todos os seus aspectos.
Repare o quanto é conturbado definir qualidade. Os autores se encontram num confronto de opiniões, de pontos de vistas. Ao admitir a indefinição da palavra, administradores como Juran e Deming chegam à conclusão que cada empresa deve encontrar a definição de qualidade mais adequada para a situação em que se encontra a organização.E cabe à alta administração a árdua tarefa de defini-la de modo a trazer resultados positivos.
Para W. Edwards Deming, não podemos mais viver com níveis de atrasos, erros, materiais defeituosos e acabamento defeituoso comumente aceitos. Com isso, este consagrado autor, há mais de quinze anos atrás, já previa a necessidade da produção com cem por cento de qualidade no novo cenário econômico em que vivemos hoje.
Peter Drucker, considerado o mais atual guru da administração, define assim: "Qualidade (...) não á algo que o fornecedor coloca num produto ou serviço, mas algo que o cliente obtém e pelo qual paga.Os clientes pagam apenas por aquilo que lhes é útil e lhes traz valor. Nada mais constitui qualidade."Este talvez seja o conceito mais moderno e mais polêmico. Para ele, os únicos capazes de medir qualidade são os clientes. Eles que avaliam todo o contexto colocado até aqui na prática e dirão, através do aumento do número de vendas, qual produto é possuidor de maior qualidade.

Com tudo isso concluímos que qualidade é motivo de divergências e polêmicas no que tange a elaboração de um conceito universal. Podemos dizer, portanto, que apenas os executivos da empresa poderão definir qual será a visão utilizada. O que seria qualidade para aquela empresa? é um assunto particular à realidade de cada organização.

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